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GEOGRAFIA

Quinta-feira, 24 de abril de 2014

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1) Identificação do curso

Denominação do curso Geografia
Titulação conferida Licenciado em Geografia
Nível do curso Graduação
Modalidade do curso Licenciatura plena
Duração do curso quatro anos
Área do Conhecimento Ciências Humanas
Regime escolar Créditos – semestrais
Formas de ingresso Vestibular, reopção de curso, reabertura de matrícula e transferência
Número de vagas anual 40
Turno de funcionamento Noturno
Ano de início de funcionamento do curso 1957
Número do ato de reconhecimento do curso Portaria 258/06 - MEC

2) Objetivo geral
Formar profissionais em geografia capacitados para atuarem nos diferentes níveis do ensino e da pesquisa; sintonizados com seu tempo, atentos às necessidades da sociedade e preocupados em empreender uma ação crítica, criativa, humanista e ética no mundo em que vivem.

3) Objetivos específicos
- Formar profissionais com visão global, crítica e humanística na atuação profissional; aptos a tomada de decisões em um mundo diversificado e interdependente e participantes do desenvolvimento da sociedade brasileira;
- incentivar a pesquisa e a investigação científica para desenvolvimento da ciência e da tecnologia, bem como para a difusão da cultura;
- estimular o conhecimento dos problemas da atualidade, em particular, os regionais; prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com essa uma relação de reciprocidade;
- suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento profissional e cultural;
- possibilitar a identificação das diversas teorias e metodologias que norteiam o processo ensino-aprendizagem em geografia, de modo a comparar, criticamente os modelos existentes;
- estimular o desenvolvimento de atividades integradoras que envolvem o ensino e a pesquisa em geografia e áreas correlatas;
- incentivar a utilização de recursos de novas tecnologias na aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação acadêmica;
- incentivar a produção acadêmica na área do ensino de geografia, como princípio de reconstrução permanente da prática pedagógica.

4) Perfil esperado do futuro profissional
O perfil do profissional que se espera garantir, ao final do curso, é daquele que domina os fundamentos epistemológicos e metodológicos da ciência geográfica, permeados por uma consistente formação pedagógica. Esse profissional deverá ser capaz de identificar e analisar questões da comunidade local e da complexa sociedade global, conforme os aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais. Deve estar preparado para utilizar as novas tecnologias, com visão ética e humanista, no sentido de auxiliar a sociedade e deve estar habilitado para atuar no ensino fundamental e médio.
Um profissional que garanta o desenvolvimento da capacidade de trabalhar em equipe; que seja ético, reflexivo e crítico; que compartilhe conhecimentos; crie procedimentos alternativos aos desafios impostos no mundo do trabalho e capaz de construir o processo de autodesenvolvimento.

5) Competências e habilidades
As habilidades que contribuem para a formação do perfil do profissional desejado envolvem as capacidades de:
- seleção de atividades e programas, a partir do domínio das diferentes concepções teóricas e metodológicas;
- raciocínio lógico de observação, de interpretação e análise crítica de dados e informações;
- aplicação dos conhecimentos essenciais da profissão, para a identificação e solução de problemas sociais;
- compreensão da necessidade do contínuo aperfeiçoamento;
- identificação e compreensão da dimensão geográfica presente nas diversas manifestações do conhecimento;
- reconhecimento das diferentes escalas de ocorrência e manifestação dos fatos, fenômenos e eventos geográficos;
- planejamento e realização de atividades de campo referentes à investigação geográfica;
- domínio de técnicas laboratoriais concernentes à produção e aplicação do conhecimento geográfico;
- proposição e elaboração de projetos de pesquisa e executivos no âmbito da geografia;
- identificação, descrição, compreensão, análise e explicação das diferentes práticas e concepções referentes ao processo de produção do espaço;
- seleção da linguagem científica adequada para tratar a informação geográfica;
- compreensão de representações gráficas e matemático-estatísticas;
- elaboração de mapas temáticos e outras representações gráficas;
- domínio dos conteúdos básicos que são objeto de aprendizagem nos níveis fundamental e médio;
- aquisição e utilização de novas tecnologias da informação;
- habilidade de gerenciamento da própria formação continuada.

6) Áreas de atuação
O licenciado em geografia poderá exercer o magistério no ensino fundamental, médio e superior e realizar assessoria em órgãos e instituições de pesquisa e ensino, tanto públicas como privadas.

7) Matriz curricular
O currículo do curso está organizado em núcleos temáticos, que estão articulados entre si: núcleo de conteúdos básicos e complementares, núcleo específico e núcleo de atividades livres.
Pelo núcleo de conhecimentos básicos e complementares busca-se a interação do conhecimento específico da geografia com outras áreas do conhecimento.
O núcleo específico contempla os conhecimentos referentes ao saber geográfico, por meio das diversas disciplinas integrantes do currículo.
Essa organização curricular em núcleos temáticos busca promover o exercício profissional e a produção do conhecimento, de forma a fortalecer a articulação da teoria com a prática e estimula estudos complementares.
A articulação entre os núcleos ocorre por meio de mecanismos integradores. Dentre esses, destaca-se o ensino, a pesquisa e a extensão; o envolvimento em programas institucionais de iniciação científica, de projetos de investigação científica, atividades de prática de ensino, estágios curriculares supervisionados durante o curso e os estudos independentes.
Por meio de disciplinas optativas e de atividades curriculares complementares procura-se contemplar alguma flexibilidade ao currículo, de forma a permitir ao estudante desenvolver e trabalhar suas habilidades e competências, interesses e potencialidades, nos mais variados níveis e ambientes de aprendizagem.
Este currículo foi construído em consonância com as diretrizes curriculares nacionais e institucionais, para atender aos interesses profissionais da educação e sua inserção na complexa sociedade global.

8) Pesquisa
O curso de Geografia mantém um grupo de pesquisa denominado "Geografia, Natureza e Sociedade".
A esse grupo, vinculam-se três linhas de pesquisa.
LP1: "Geografia, ensino e tecnologias".
Descrição da linha: Desenvolver, aprimorar e divulgar técnicas e recursos didáticos, no âmbito da geografia, com o intuito de contribuir para o aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem, por meio de abordagens atuais da metodologia de ensino da geografia.
LP2: "Organização do espaço geográfico".
Descrição da linha: Analisar, de forma interdisciplinar, a organização espacial, com a apreensão da totalidade das relações sociedade-natureza, independentemente da escala de abordagem, enfocando tanto o espaço rural quanto o urbano, tanto o território de município quanto o bairro de uma cidade.
LP3: "Geografia e contemporaneidade".
Descrição da linha: Empreender estudos ambientais, em torno de um programa de investigação multidisciplinar, abrangendo o espaço rural e urbano, na realização de trabalhos objetivando a interação de áreas de conhecimento em interface.

9) Programas de extensão
É atribuição inerente às instituições de ensino superior a prática da extensão, espaço privilegiado do efetivo intercâmbio entre a IES e a comunidade em que está inserida. Se é fato que a extensão tem por tarefa criar e organizar atividades que tornem as fronteiras entre academia e comunidade mais permeáveis, essa dimensão da vida acadêmica deve ganhar um espaço curricular, no qual, os graduandos reflitam e ajam, criativamente, nesse sentido. Assim, as disciplinas de “Projeto de Extensão” e “Pesquisa e Extensão”, inseridas na matriz curricular, agem como um espaço para o estudo específico da atividade extensionista e agem como fator instrumentalizador para projetos na área. Com o auxílio desse espaço, serão viabilizados projetos de extensão vinculados a outras disciplinas do currículo que inspirem atividades na área.
Consideram-se atividades, serviços de extensão e ação comunitária a organização e realização de cursos, projetos e programas de extensão, a elaboração e desenvolvimento de atividades que incentivem as relações de professores e acadêmicos com a comunidade.
Dentre as atividades de extensão universitária do curso, destacam-se: projeto de formação continuada em parceria com outros cursos de licenciatura da instituição, participação de acadêmicos em bolsas oferecidas pela instituição e aplicação de roteiros de trabalho na comunidade escolar vinculadas às disciplinas de prática de ensino.

O curso de Geografia mantém um grupo de pesquisa denominado "Geografia, Natureza e Sociedade".
A esse grupo, vinculam-se três linhas de extensão.
LP1: "Geografia, ensino e tecnologias".
LP2: "Organização do espaço geográfico".
LP3: "Geografia e contemporaneidade".